14 maio 2012

Escala Pentatônica maior

E aí, tudo bem?
Neste artigo vou falar sobre a escala mais usada pelos guitarristas de Blues!

Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.
A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras, era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância". Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.A escala penta tônica é formada por 5 notas ou intervalos musicais,como o próprio nome já diz: "Penta".

Escala Pentatônica Maior:

A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):
C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) ⇒ repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 ⇒ graus da escala

Fica bem fácil de se entender e compreender a escala Pentatônica quando conhecemos a escala modos gregos,pois a escala Pentatônica maior nada mais é do que o modo Jônico da escala  modos gregos, só que sem o 4 e o 7 gral e a Pentatônica menor é o modo Eólio da escala  modos gregos, sem a 6 e a  nona.Simples assim!
Modos da escala pentatonica do maior para aulas de guitarra e violao

Obs: A numeração que esta sobre os modos
são para marcar as casas do braço

Depois de ter compreendido os modos da figura acima,vamos agora aos exemplos que determinam quais acordes podem ser usados para esta escala.
Para facilitar os exemplos,vamos trabalhar sempre em tons de lá menor e do maior, pois não existem acidentes ou seja, sustenido ou bemol.

Exemplo-1
Para o primeiro modo da escala pentatônica de (C) que vemos na figura acima, é possível ser tocado sobre os acordes de Do maior natural (C),Do maior com sexta maior (C6), Do maior com nona maior (C9) e Do maior com sexta maior e nona maior (C69). Vejamos os acordes logo abaixo!

Exemplo-2
Para o segundo modo, é possível ser tocado sobre os acordes de Ré menor (Dm), Do menor com sétima menor (Dm7), Ré menor com sétima menor e nona maior (Dm79) e Ré menor com quarta justa, sétima menor e nona maior (Dm7/4/9 ou DSUS). Veja os acordes logo abaixo!

Exemplo-3
Para o terceiro modo, é possível ser tocado sobre os acordes de Mi menor com sétima menor e quinta aumentada (Em7#5), Do maior com inversão do baixo em Mi (C/E). Veja os acordes logo abaixo!

Exemplo-4
Para o quarto modo, é possível ser tocado sobre os acordes de Sol maior com sétima menor (G7), Sol maior com sexta maior (G6), Sol maior com quarta justa,sexta maior e nona maior(G4/6/9). Veja os acordes logo abaixo!

Exemplo-5
E por último, o quinto modo pode ser tocado sobre os acordes de Lá menor natural (Am), La menor com sétima menor (Am7), La menor com sétima menor e quarta justa(Am74) e lá maior com sétima menor (A7). Vejamos os acordes logo abaixo!
 Qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.
Obs: não fique limitado só no tom de Lá
Estude os outros tons e domine esta escala!

Outras escalas pentatônicas

Como já foi dito, podemos montar escalas pentatônicas bastando, para isto, pegar 5 notas distintas quaisquer.
Pentas menores:
A C D E G ⇒ Escala pentatônica menor.
C Eb F Ab Bb ⇒ penta menor com sonoridade próxima da escala frígia
A C D Eb E G ⇒ Pentatonica note Blue,Penta blues
C Eb F G A ⇒ penta menor com sonoridade jazz
C Eb F A Bb ⇒ penta menor com sonoridade alterada
Pentas maiores
C D E G A ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
C D E G Bb ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
C D E Gb A ⇒ penta maior com sonoridade jazz ou lídio