26 junho 2012

Campo harmônico da escala maior e menor natural - Aulas de guitarra e violão

E aí, tudo bem?

"Neste artigo eu vou falar sobre um assunto importantíssimo para quem quer realmente tocar guitarra ou violão". campo harmônico.O campo harmônico nos dá a total visão das possibilidades harmônicas que temos assim como toda a visualização de escalas, tornando assim o estudo simplesmente matemático e claro. A principio olhando a tabela tudo é meio confuso, mas é muito mais simples do que imagina. Primeiramente temos que entender para quê serve o campo harmônico e qual a sua finalidade. 

O campo harmônico revela na verdade algo que as vezes até sabemos mas nem sempre compreendemos, por exemplo, quando você esta compondo uma musica, cegamente  você tenta achar uma seqüência melódica que te agrade e nas tentativas, é claro que as vezes tocamos sequências de acordes que parecem não combinar entre os mesmos, isso acontece pelo fato de existir uma seqüência de acordes que se combinam, existe portanto uma seqüência melódica, por exemplo, seria a diferença de tocar em seqüência um acorde maior/ menor/ menor/ menor/ menor/ maior temos uma progressão, que quando tocada soa estranho, mais é porque existe uma regra para combinação de acordes, isso não pode ser feito aleatoriamente, você terá uma sonoridade desagradável se  tocar uma seqüência de um campo harmônico que não existe!

A primeira coisa a ser feita é entender o campo harmônico natural, o campo da escala musical, onde você não encontra sustenidos ou bemóis, seria a "mãe" dos campos. Cada grau será também de uma escala, sendo o primeiro grau do campo harmônico maior: o modo jônico e os outros na seqüência das escalas, segundo grau: modo dórico, terceiro grau: frigio, quarto: lídio, quinto: mixolídio, sexto: eólio e sétimo gral o lócrio. Clique na imagem e Observe o exemplo:
tabela do campo harmonico maior natural para aulas de guitarra e violao

Captaram a mensagem? rsrsrs...
Então agora vamos falar do campo harmônico menor.
O campo harmônico menor,na verdade é o campo harmônico maior só que iniciando no sexto gral ou seja,a partir do modo Eólio da escala que fica assim: Primeiro grau: Eólio, Segundo grau: Lócrio, Terceiro grau: Jônio, Quarto grau: Dórico, Quinto grau: Frígio, Sexto grau: Lídio e por último o MíxolidioClique na imagem e Observe o exemplo:

Tabela do campo harmonico menor natural para aulas de guitarra e violao

Estude este campo harmônico e você terá uma outra visão sobre harmonia musical!
Espero que tenha entendido e gostado, bons estudos.

Espero ter ajudado.

(Chiquinho Telles)

3 comentários:

  1. Valeu chico,me ajudou bastante


    ResponderExcluir
  2. Eu ainda sou iniciante, nao entendo esses negocios de graus nao sei pra que servem, e nao entendi esse campo harmonico :(

    ResponderExcluir
  3. Mais ja que a escala menor é relativa de um acorde Maior Ex: de C é Am o sétimo grau teria que ser G e não G# como explicado na tabela a cima..Certo

    ResponderExcluir